Por Sofia Aragão, coordenadora da escola do SinproSP*: A reestreia do projeto da Escola de Professores do SinproSP, que aconteceu neste primeiro semestre de 2024, foi pensada para trazer novas possibilidades de debates e reflexões à categoria docente e ampliar as oportunidades de aperfeiçoamento não só profissional, mas também intelectual e pessoal daqueles que são referência na educação e formação de gerações inteiras de estudantes, nos seus mais diversos níveis de ensino.
Ouvindo as professoras e professores, o sindicato colocou em prática a execução dessa iniciativa, a partir de demandas como horários mais compatíveis com a atividade docente, além de temas que atendessem a dimensão pedagógica necessária.
Tudo fluiu a partir de um grupo de trabalho que discutiu e aprimorou a estruturação do novo projeto, que agora ressurge como uma proposta pensada para afiar o conhecimento dos docentes sobre temas contemporâneos, que fazem parte do debate público e ainda não têm respostas e caminhos suficientemente explorados. Foi justamente pautada por esse espírito que renasceu a Escola dos Professores do SinproSP.
O projeto foi estruturado com a possibilidade de ser predominantemente online, síncrono, permitindo assim a troca de opiniões com os colegas e com o professor que está ministrando a aula. O período noturno também favorece a presença dos professores-alunos.
Ouvir para aproximar
Assuntos contemporâneos apareceram na forma de lives, webinares, oficinas e aulas presenciais e online. A intenção é atender os vários níveis de ensino, com assuntos curriculares e também de cultura geral. O número de aulas é variável, dependendo do assunto, e foi tomado o cuidado de não sobrepor aulas no mesmo dia e horário.
Foi ainda realizada uma pesquisa com os professores, buscando saber o que querem e como querem. Desta forma, acreditamos estar mais conectados com a categoria profissional representada pelo SinproSP e preparados para um segundo semestre positivo de aperfeiçoamento.
Para encerrar de maneira bastante produtiva e consistente essa retomada, o último curso do primeiro semestre tratou da “Educação (digital) na era da Inteligência Artificial (IA)”, com significativa adesão de matrículas e participação muito efetiva.
Os grupos de trabalho formados ao longo do curso apresentaram um projeto de conclusão e a última aula foi aberta, disponibilizada no canal do YouTube do SinproSP.
As professoras e professores podem acompanhar as comunicações sobre a programação do segundo semestre (que começa a ser organizada) nas redes sociais do Sindicato, no site do projeto (escoladeprofessores.sinprosp.org.br) ou enviando dúvidas e sugestões pelo e-mail escoladeprofessores@sinprosp.org.br. Aguardem. Vem mais coisa boa por aí.
*SinproSP é o Sindicato dos Professores de São Paulo e mensalmente escreve um artigo neste site