Onde, senão na escola, vamos discutir acerca da convivência? A necessária humanização do enfrentamento dos conflitos – LIVE
Docente
A live tem como objetivo discutir a temática da convivência ética e democrática nas escolas, focalizando, especialmente, indicadores de conflitos e propostas de superação.
Psicóloga. Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Possui cursos de graduação e de licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980 e 1981), Mestrado e Doutorado em Educação pela Unicamp (1989 e 1997). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2006-2007. É Livre-docente em Psicologia Educacional pela Unicamp (2010).
Editora Associada da Revista de Educação da PUC-Campinas. É membro do Comitê Editorial Nacional da Revista Cadernos de Educação: reflexões e debates, da Universidade Metodista de São Paulo. É membro do Grupo de Trabalho "Psicologia e Moralidade" da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). É membro titular do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) e membro convidado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 2020, recebeu o Prêmio Special Tribute – CAP-SUR – Ecole Inclusive em Europe (Boas Práticas para a Humanidade. Em 2012, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", oferecido aos Professores que se destacam em cada Unidade da Unicamp. Orientou 107 trabalhos acadêmicos, sendo 62 de Graduação (Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso), 18 de Mestrado, 16 de Doutorado e 2 supervisões de pós-doutorado. Publicou 35 artigos em revistas indexadas, tem 5 livros publicados, sendo 3 deles como organizadora, e 51 capítulos de livros. Participou de 317 eventos científicos com 114 trabalhos publicados. Proferiu 252 palestras em escolas públicas e privadas, em redes municipais e estaduais de educação, Universidades, Centros Universitários e Faculdades no Brasil e no exterior, sobre temáticas variadas, com foco principal em formação de professores, reflexividade docente, processo de ensino e de aprendizagem, avaliação de ensino e educacional, psicologia educacional, convivência ética e democrática na escola, gestão educacional e atuação do psicólogo escolar. Realiza consultoria e assessoria para escolas, redes e Universidades no Brasil.
Currículo
- O que é convivência;
- Problemas de convivência;
- Estratégias de superação.