Matrícula em "Cultura dos povos originários: primeiros passos - CURSO"
Data de início:
10 de abril, quinta-feira, 19h
Modalidade:
A primeira aula do curso será realizada em modalidade online e síncrona, com as demais disponíveis 2 dias depois, em EAD (Ensino à Distância), acesso pessoal e intransferível, disponível por 1 ano.
Valores:
- Sindicalizado(a) - gratuito
- Contribuintes, sócios em outros sindicatos e alunos de cursos de licenciatura e pedagogia: R$ 50,00
- Aqueles que não se enquadram nas situações acima: R$ 150,00
Docente:
Heitor Antônio Paladim Júnior é professor universitário há 17 anos. Desenvolve pesquisas com educação escolar indígena e camponesa. Concluiu o pós doutorado na Unifap, sobre educação e questões indígenas em dezembro de 2024. Foi professor/mestre em Januária - MG (2006 e 2007) no CEIVA (Centro Educação Integrada do Vale do São Francisco), ministrando aulas para o Curso de Geografia (Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágio de Ensino Aprendizagem de Geografia) e presidindo a CPA (Comissão própria de Avaliação). Trabalhou e desenvolveu a disciplina de Etnogeografia para a formação de educadores/as das Etnias Kaingang e Guarani no Estado do Paraná e com estudantes da Etnia Xakriabá do PROEJA Indígena pelo IFET de Januária – MG. Desenvolveu projeto de doutorado pela Universidade de São Paulo em Geografia Humana a partir de temáticas indígenas (Povo Xakriabá) e territoriais referentes ao Currículo Escolar.
Objetivos:
Esse curso pretende quebrar preconceitos e dar subsídios para o antirracismo em relação aos povos originários brasileiros e de vários lugares do planeta. Busca instruir educadores/as para a abordagem do tema das histórias e culturas indígenas, com a finalidade de colaborar para a inserção dos cursistas em suas situações escolares e assim realizar prática qualificada da Lei 11.645/2008, que constitui a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do país.
Metodologia:
- Encontros expositivos dialogados e com material audiovisual e advindos sobretudo de matriz cultural indígena;
- As atividades serão efetivadas pela internet. Contará com um encontro síncrono (ao vivo);
- A carga horária total do curso é de 10 horas, distribuídas em 6 encontros na modalidade remota, tanto em atividades síncronas quanto assíncronas.
Conteúdo:
Encontro 1 - Os povos originários no Brasil: quais são, quantos são? Onde estão? Como se organizam? Por uma geografia dos povos originários. Povos Originários ou Indígenas? Territorialidade e a luta por territórios. Apresentar Plano do curso
Encontro 2 - Os povos originários e o planeta. O bem viver. A natureza
Encontro 3 - Os povos originários e a educação escolar
Encontro 4 - Os povos originários e o cinema
Encontro 5 - Os povos originários, cosmovisões. Questão ambiental e Salvaguarda dos Domínios geomorfoclimáticos. Indianizar a sociedade. As várias contribuições ao presente e futuro
Encontro 6 - Amazônia, mata atlântica, povos originários, pontes e diálogos necessários. Os indígenas urbanos. Tão perto e tão longe de nós. Autores e obras indígenas: breves comentários. Encerramento.