MatrÃcula em "Como conviver em uma sociedade impactada pelas mudanças climáticas? | Live"
Data de inÃcio
16 de junho, segunda-feira, 19h.
Modalidade:
Online sÃncrono pelo Zoom.
Convidados:
Almir Narayamoga SuruÃ, lÃder do povo Paiter Suruà (Rondônia), biólogo, doutor honoris causa pela UNIR e referência internacional em sustentabilidade e direitos indÃgenas. Reconhecido pela ONU e diversas instituições globais, foi incluÃdo na lista das 100 pessoas mais criativas no mundo dos negócios pela revista Fast Company. Empresário nos setores de café, turismo e agrofloresta, Almir é um diplomata da floresta que conecta saberes tradicionais com inovação para construir um futuro mais justo e sustentável.
Carlos Nobre, um dos mais importantes climatologistas do Brasil, com uma carreira dedicada ao estudo da Amazônia e à s mudanças climáticas globais. Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), atuou por décadas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Atualmente, é co-presidente do Painel CientÃfico para a Amazônia (SPA). Também integra o grupo Planetary Guardians, formado por cientistas e lÃderes globais que atuam na defesa dos limites planetários e na preservação das condições que mantêm a vida na Terra.
Guarany Osório, doutor em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP; mestre em Direito, na área de Ciências JurÃdico-Ambientais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Professor da FGV; Coordenador do Programa PolÃtica e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP; Advogado desde 1999; tem como foco de atuação nas polÃticas públicas e corporativas, instrumentos econômicos, divulgação cientÃfica, análise retórica, sustentabilidade, polÃticas de recursos hÃdricos e mudança do clima. Coordenou estudos e projetos em parceria, por exemplo, com Banco Mundial, empresas, ONGs, governos subnacionais, órgãos do Governo Federal e de governos internacionais, com o objetivo geral de apoiar o processo de desenvolvimento de polÃticas e estratégias de mitigação e de adaptação à mudança do clima.
Sobre
Não há um dia em que não notamos as mudanças do nosso clima. Se antes eram lentas, agora tornaram-se muito rápidas. Não há um dia em que ao ler jornal não nos deparemos com notÃcias sobre as mudanças e suas consequências. A Mesa que ora organizamos, traz-nos o impacto na sobrevivência de outros povos, traz-nos informações concretas e estatÃsticas do que está muito próximo de acontecer e a esperança de que como professores e formadores de futuras gerações possamos interferir na geração que ora está se formando. Para tal, temos de acumular conhecimento. informações que fujam do "eu acho".