Cultura Africana e Afro-Brasileira

Visão geral

Por Ivan Poli, irá possibilitar aos professores que tenham elementos de base suficientes para introduzir temáticas relacionadas às questões étnico raciais em sala de aula.

Data de início:

20 de março, quinta-feira, 19h.

Modalidade:

A primeira aula do curso será realizada em modalidade online e síncrona, com as demais disponíveis 2 dias depois, em EAD (Ensino à Distância), acesso pessoal e intransferível, disponível por 1 ano.

Valores:

  • Sindicalizado(a) - gratuito
  • Contribuintes, sócios em outros sindicatos e alunos de cursos de licenciatura e pedagogia: R$ 50,00
  • Aqueles que não se enquadram nas situações acima: R$ 150,00

Conteúdo do curso

0. AULA DE APRESENTAÇÃO GERAL DOS TEMAS

I. CULTURA E TEORIA SOCIAL

  1. Violência Simbólica, Reprodução e Hegemonia Cultural;
  2. Conceitos de Raça, Racismo, Etnocentrismo, Preconceito e Discriminação Racial;
  3. Hierarquias Sociais e Culturais;
  4. Capital Social e Capital Cultural;
  5. Cultura e Construção de Identidades;
  6. As leis 10639/03 e 11645/08 (Culturas Africana, Afro-Brasileira e Indígena na Educação).

II. AFRICANOS NO BRASIL

  1. Origens e Contribuições;
  2. Diáspora Negra no Brasil;
  3. Quilombos: História, organização e Cultura;
  4. A Cultura Pós-Abolição.

III. RESISTÊNCIA POLÍTICO-CULTURAL NEGRA NO BRASIL

  1. A Revolta dos Malês;
  2. Expressões de Resistência Cultural da Juventude Negra;
  3. Frente Negra Brasileira e entidades contemporâneas do Movimento Negro na Sociedade Civil;
  4. Teatro Experimental do Negro;
  5. O Corpo como expressão de arte e resistência, a capoeira, o Jongo, o Maculelê e as principais expressões de arte negras;
  6. Africanidade, Religiosidade Tradicional e Valores Civilizatórios de Matrizes Africanas como Expressão de Resistência Cultural e Afirmação Identitária.

IV. CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO

  1. Formação de Professores, contribuições, tensões e perspectivas;
  2. Do Herói Grego e o Pai Romano à Heroína e Heróis negros na Educação;
  3. Inserção de Valores Civilizatórios Tradicionais e Mitologias Africanas na Educação e Seus Impactos Econômicos no Desenvolvimento do país.

Professor

Ivan Poli, professor da Disciplina de Africanidades e Etnicidades na pós-graduação ETNOCULT (Cultura, Educação e Relações Raciais) na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Professor e Coordenador do Curso de Filosofia Africana Decolonial na Faculté des Sciences de l´Océan Indien de Saint Denis de Reunion (França); e único autor brasileiro do Renascimento Africano reconhecido por autoridades acadêmicas, tradicionais, da realeza e políticas de países africanos; ex-Presidente do Parlamento da 6ª Região (Diáspora) da União Africana para a América Latina (2020-2023) e Conselheiro da 6ª Região Econômica da União Africana e dos Reinos Africanos (ECO6); Membro de 4 casas reais africanas e autor de mais de 70 livros em diversos idiomas. Tem experiências e vivências em mais de 22 países em 5 continentes nos últimos 30 anos, que também são parte dos temas de suas obras.

Metodologia

Aulas expositivas, contudo orientando os professores para que possam introduzir os assuntos aos alunos utilizando a metodologia psicopedagógica dos Espaços de Criação, do professor Jean Biarnès (Psicopedagogia da Diversidade).

Objetivos

Possibilitar aos professores que tenham elementos de base suficientes para introduzir temáticas relacionadas às questões étnico raciais em sala de aula, de acordo com as premissas das leis federais 10639/03 e 11645/08, complementando sua formação e orientando os objetivos atuais como, por exemplo, as avaliações nacionais que normalmente exigem dos alunos este conteúdo.

R$150,00
Aulas 7
Tem Certificado Sim